terça-feira


Clementina, estas palavras são para si...

EU, Maria do Carmo, professora
    
  Dois anos importantes:
      Em 1975, eu era aluna do 1.º ano da Telescola em Ferreira do Alentejo e lembro-me das aulas de Francês, lecionadas no estúdio da RTP do Porto, pelo M. Dupont, que já utilizava materiais didáticos avançados para a época, imagens de qualidade e animações. Quando chegava a casa “preparava” a minha aula, com “flanelógrafo”, as respetivas tirinhas de papel ou desenhos, que ia colando, ao mesmo tempo que expunha a matéria, apontando com a antena do rádio do meu pai. Não me lembro se ralhava com as minhas alunas, umas autênticas bonecas, talvez o silêncio não me enervasse, nem tivesse muitas preocupações: tive uma infância muito feliz com a minha irmã, os meus pais e restante família.
    Em 1986,  pela 1.ª vez, eu era professora de Português na Escola António Inácio da Cruz, um desafio, uma nova vida, longe da minha Coimbra, onde deixei muitos amigos, mas vim (re)encontar outros. Os dois primeiros anos marcaram-me muito, tentei aprender com os outros colegas, aceitar as suas sugestões… Cumpria-se o meu sonho de criança…  

     nota: Em 2013, estas palavras surgem no trabalho final de uma ação formação e publico-as, porque há pessoas que me ajudam a continuar a sonhar, obrigada!